Notícias

Notícias

06/04/2015 - Deu na Imprensa
“Iniciar ajuste pelos trabalhadores é um erro”, diz Ricardo Patah, presidente da UGT

Confira a entrevista dada por Ricardo Patah, presidente da UGT, ao jornalista, cientista político e diretor do Instituto Cultiva, Rudá Ricci. Ricardo Patah, presidente da UGT, publicada no jornal O Estado de São Paulo do dia 05/042015: 

‘Iniciar ajuste pelos trabalhadores é um erro’

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) foi a organização sindical que apresentou melhor desempenho, em termos de evolução da representatividade, nos últimos cinco anos.

O fato está relacionado ao aumento do peso do setor do comércio – onde a UGT concentra suas forças – no conjunto da economia do País, ao mesmo tempo que decai o peso da indústria. Mas, segundo o presidente da UGT, Ricardo Patah, esse não é o único fator (clique aqui e confira a entrsvista na íntegra).

06/04/2015 - Deu na Imprensa
Pressionada a apoiar o governo, CUT enfrenta queda de participação

Confira a matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo em 05/04/2015, de autoria do jornalista Roldão Arruda:

Quando Dilma Rousseff chegou ao Palácio do Planalto, central tinha sob sua guarda 38,2% do total de trabalhadores do País; neste ano, índice é de 33,6%

 A Central Única dos Trabalhadores (CUT), criada em 1983 com um discurso de contestação à estrutura sindical corporativa da época, enfrenta hoje um processo de perda de representatividade. Isso ocorre justamente num momento em que o PT, partido ao qual está intimamente ligada, passa por sua maior crise política e vem demandando da central mobilizações populares a favor do governo (veja a matéria na íntegra).

 

 

06/04/2015 - Deu na Imprensa
Central está virando aquilo que criticava quando surgiu

Confira a matéria do Cientista político e diretor do Instituto Cultiva, Rudá Ricci, publicada no Estadão de 06/04/2015:

 

Central está virando aquilo que criticava quando surgiu

 

Os movimentos no interior da estrutura sindical ocorrem de forma lenta e são difíceis de serem observados. Não são tão rápidos, por exemplo, quanto nos partidos. A estrutura sindical está próxima da estrutura da Igreja Católica, onde você sabe que tem algo acontecendo, sabe do surgimento e crescimento de forças políticas, mas não consegue mensurar de imediato (veja mais).

31/03/2015 - Sindical
Reunião para discutir demandas dos funcionários Itau-Unibanco

Aconteceu na última sexta-feira, 27, em São Paulo (SP), a reunião com a CONTEC, Itaú Unibanco, federações e sindicatos para tratar de assuntos de interesses dos bancários. O Presidente do Sintraf Poços de Caldas/Feeb MG.GO.TO e DF, Agnaldo Alves Viana participou da reunião (veja mais).

31/03/2015 - Deu na Imprensa
Pela primeira vez Banco Central prevê inflação de 2015 acima do teto da meta, em 7,9%

Pela primeira vez, o Banco Central admitiu que a inflação vai estourar o teto da meta em 2015. De acordo com o Relatório Trimestral de Inflação, o IPCA deve encerrar o ano em 7,9% no cenário de referência que considera juros e câmbio constantes e em 7,9%, no cenário de mercado. Anteriormente, BC via inflação em 6,1%; para 2016, porém, estimativa do IPCA recuou para alta de 4,9%.(veja mais).

31/03/2015 - Direitos Trabalhistas
Projeto regulamenta participação de trabalhador nos lucros da empresa

Está em análise no Senado Federal, o Projeto de Lei do Senado nº 79 de 2015, de autoria do senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, que estabelece o percentual mínimo de lucro a ser repassado pelas empresas aos funcionários (vej mais).

24/03/2015 - Campanha Salarial
Campanha Salarial 2015: XLIV Encontro Nacional será em Foz do Iguaçu

O Conselho Consultivo da Contec, em reunião ocorrida ontem, dia 23/03, deliberou que o próximo Encontro Nacional de Dirigentes Bancários e Securitários, para planejamento da Campanha Salarial 2015 será realizado nos dias 30 e 31 de julho de 2015, em Foz do Iguaçu no Paraná-PR (veja mais)

12/03/2015 - Sindical
DEMOROU MAS CHEGOU!

Há muito esperávamos um RACHA na diretoria do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região. Nos anos anteriores os princípios de divisão apareciam, mas interesses outros faziam com que, na hora “H”, eles se unissem. Após essa briga judicial citada em matéria publicada no site do SEEB-BH na data de ontem (11/03/2015), que transcrevemos a seguir, acreditamos que o RACHA veio prá ficar (VEJA MAIS).

10/03/2015 - Sindical
ELEIÇOES NO CAREF – Representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil

O resultado das eleições realizadas para escolha do representante dos funcionários, no Conselho de Administração do Banco do Brasil S.A., realizada entre os dias 02 a 06 de março de 2015, teve com vencedora a candidata independente Juliana (veja mais)

05/03/2015 - Geral
Nota de Falecimento

É com imenso pesar que noticiamos o falecimento de

 

CRONIER JOSÉ MARTINS BRAGA

 

Diretor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Araguari e Região e desta Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal, ocorrido hoje, 05/03/2015, em Brasília (DF)...

Pesquisar
Filiado à:
CONTEC

 

NCST

 

 

 

Webmail
Usuário:

Senha:

Entrar
 

» Esqueci minha senha